Esta semana, João Pessoa recebeu a equipe do projeto, que qualifica lideranças do varejo
O Programa Políticas Públicas 4.0 realizou na tarde de ontem (19), em João Pessoa, na Paraíba, o retorno dos encontros presenciais do projeto, após uma pausa de dois anos. O projeto faz parte do convênio firmado entre a CNDL e o Sebrae. Cerca de 50 pessoas, entre lideranças do Sistema CNDL, empresários, autoridades, e representantes políticos das esferas municipal, estadual e federal, se reuniram para debater o setor varejista.
Os convidados discutiram o panorama econômico da região e ações fundamentais para o varejo. O presidente da FCDL-PB, José Lopes da Silva Neto, conduziu a abertura do evento e realizou a entrega do Manifesto do Varejo, documento com as pautas prioritárias do setor de comércio e serviços, ao representante do Governo da Paraíba, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado, Rômulo Polari Filho, e ao presidente da Frente Parlamentar Estadual do Empreendedorismo, deputado Eduardo Carneiro.
Políticas Públicas 4.0
O projeto PP 4.0 já realizou 28 ações em 17 estados com mais de 3 mil lideranças qualificadas, com ações e atividades de identificação, proposição e disseminação de políticas públicas e do fortalecimento das lideranças do setor.
“Nossa função e representatividade é de extrema importância não somente nas decisões políticas das nossas cidades, mas também em todo o Estado e no país. Convido a todos a participarem do projeto PP 4.0 em seus Estados e compreenderem esse desafio, para que possamos fazer juntos parte das mudanças necessárias para o crescimento do setor e consequentemente do país”, afirmou o presidente da FCDL-PB.
Eduardo Fayet, empresário, professor e especialista em RIG, conduziu o encontro, que teve como foco qualificar lideranças do varejo para a realização de ações de relacionamento institucional e governamental a fim de estimular às articulações locais.
“Precisamos não só mobilizar as lideranças, mas também conscientizá-las a contribuir para uma melhor organização interna do setor varejista, que é tão fundamental para a economia nacional. É importante que estejam preparados para conduzir com os parlamentares de suas cidades um diálogo e uma agenda realmente efetivos”, pontuou Fayet.
A advogada, Karoline Lima, que compõe a equipe de Relações Institucionais e Governamentais da CNDL, também conduziu o encontro. Karoline destacou a importância da inciativa para o setor.
“O fortalecimento das lideranças do setor varejista depende de ações articuladas com a participação dos setores público, privado e terceiro setor. No caso do varejo, uma alteração em lei ou proposta pode afetar diretamente os negócios e a sociedade. Então, é muito importante ter um acompanhamento diário de novas propostas no âmbito do Legislativo e do Executivo e, mais que isso, saber o que fazer, como atuar para defender os seus interesses com transparência e legitimidade, sempre dentro da lei, das normas e de princípios éticos”, afirma Lima.
Participaram do evento os deputados Estaduais Walber Virgolino, Jutay Meneses, Raniery Paulino e Eduardo Carneiro, presidente da Frente Parlamentar Estadual do Empreendedorismo; o vereador do município de João Pessoa, Tiago Lucena; o dep. Federal Leonardo Gadelha; a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande (PB), Rosália Lucas; o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Paraíba, Rômulo Polari Filho, que representou o governador do Estado, João Azevêdo Lins Filho; e a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município de Campina Grande, Laryssa Almeida. Além destes participantes, estiveram presentes mais de 50 líderes do setor de comércio e serviços do Estado da Paraíba.
Qualificação de lideranças
Com investimento total de R$ 3,7 milhões, o projeto prevê três tipos de eventos que irão percorrer todas as regiões do país. São encontros com objetivo de qualificar lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais; encontros para fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas. Ao longo do período do convênio, serão realizados 36 encontros, 12 de cada tipo.
Os fóruns são conduzidos por especialistas em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo. Também serão promovidos 12 estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor. Além disso, foi desenvolvida uma plataforma digital de articulação política – um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados.