Ação integra convênio Políticas Públicas 4.0, firmado entre Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Sebrae
João Pessoa recebe, nesta quinta-feira (19), uma ação do Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), convênio firmado entre a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto une entidades e associados do Sistema CNDL e representantes do poder público em discussões em torno de questões essenciais para o desenvolvimento do setor varejista no país.
O evento tem como foco qualificar lideranças do varejo para a realização de ações de relacionamento institucional e governamental com foco no estímulo às articulações locais. Na prática, o PP 4.0 mobiliza líderes lojistas de maneira a garantir maior protagonismo do setor nas decisões que afetam diretamente seus negócios junto aos poderes Executivo e Legislativo.
O PP 4.0 vai acontecer no período da tarde, nas dependências do Hotel Nord Luxxor, em Tambaú e vai abordar temas como o cenário eleitoral, protagonismo das lideranças varejistas, ética e associativismo.
O conteúdo apresentado no encontro está alinhado com os preceitos da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG), entidade parceira do Sistema CNDL e que dá apoio ao PP 4.0.
“O objetivo dessas palestras é fortalecer as lideranças por meio da qualificação em conceitos e premissas das relações institucionais e governamentais dentro do contexto associativista”, explica o presidente da CNDL, José César da Costa.
“A atividade de relações institucionais e governamentais se mostra cada dia mais importante na defesa de interesses legítimos de qualquer segmento da sociedade. Esse tipo de ação é essencial para a consolidação de processos democráticos e melhoria da qualidade das decisões estatais”, acrescenta.
O projeto PP 4.0 retorna a João Pessoa após dois anos de interrupção das atividades presenciais. O último encontro aconteceu em março de 2020, também em João Pessoa. O projeto já realizou 28 ações em 17 estados com mais de 3 mil lideranças qualificadas.
Especialistas conduzem ação – Eduardo Fayet, empresário, professor e especialista em RIG, é um dos especialistas que compõem o time de palestrantes do PP. 4.0. Ele revela que o foco da sua atuação no programa é equipar os líderes do setor com técnicas que podem ser utilizadas nas relações institucionais e governamentais nos seus estados.
“São práticas corriqueiras em um mercado livre que trata da relação da iniciativa privada com o Estado. Essas práticas atendem a interesses diversos que podem ir desde a liberação de um simples alvará até a formulação de políticas públicas mais fundamentais que vão impactar na produtividade do negócio”, explica.
Fayet diz que o Brasil ainda é uma democracia jovem e que é importante desenvolver essas práticas dentro dos referenciais de ética, moral e seguindo as leis vigentes no país. “As ações de RIG no meio empresarial são fundamentais para colocar as demandas de forma adequada e receber respostas adequadas. As empresas devem conhecer bem o cenário e o governo pode ajudar na regulação do ambiente competitivo”, alerta.
A advogada, Karoline Lima, que compõe a equipe de Relações Institucionais e Governamentais da CNDL, também conduzirá a qualificação de lideranças. Karoline destaca a importância da inciativa para o setor.
“O fortalecimento das lideranças do setor varejista depende de ações articuladas com a participação dos setores público, privado e terceiro setor. No caso do varejo, uma alteração em lei ou proposta pode afetar diretamente os negócios. Então, é muito importante ter um acompanhamento diário de novas propostas no âmbito do Legislativo e do Executivo e, mais que isso, saber o que fazer, como atuar para defender os seus interesses com transparência e legitimidade, sempre dentro da lei, das normas e de princípios éticos”, afirma Lima.
Sobre o PP 4.0 – Com investimento total de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos, o projeto prevê três tipos de eventos que irão percorrer todas as regiões do país. São encontros com objetivo de qualificar lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais; encontros para fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas. Ao longo do período do convênio, serão realizados 36 encontros, 12 de cada tipo.
Os encontros são conduzidos por especialistas em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo. Também foram realizados 12 estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor. Além disso, foi desenvolvida uma plataforma digital de articulação política – um sistema online inédito no Brasil que permite acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados.
Sobre a CNDL – Criada em 1960, a CNDL é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de mais de 500 mil empresas, que juntas representam mais de 5% do PIB brasileiro, geram 4,6 milhões de empregos e movimentam R$ 340 bilhões por ano.