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Pesquisa da CDL mostra que 72% dos consumidores campinenses devem presentear no Dia das Mães

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alor médio dos presentes deve variar entre R$51 e R$200.

Considerada uma das melhores datas do ano em termos de faturamento, o Dia das Mães deve aquecer as vendas pelos próximos dias no comércio de Campina Grande. É o que demonstra um levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Campina Grande, com consumidores de todas as faixas etárias e diferentes classes sociais residentes na cidade.

Os números apontam que 72% dos entrevistados devem realizar pelo menos uma compra no período, o que resulta em ânimo entre os varejistas apesar de saberem que o consumidor está cauteloso. “A inflação impacta diretamente no poder de compra da população, mas a data continua como uma das mais importantes do varejo e o brasileiro mantém a tradição de presentear as mães”, afirma o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL, José César da Costa.

Roupas, calçados e acessórios devem ser os líderes de venda

Os presentes mais procurados, de acordo com as respostas dos entrevistados, devem ser as roupas, calçados ou acessórios (29,3%), perfumes (13,95%), outros (12,56%) e cosméticos (8,84%). Em média, cada cliente deve adquirir dois presentes e as principais presenteadas serão a mãe (55,26%) e a sogra (14,21%).

43% planejam comemorar na casa da mãe

28,47% dos entrevistados deve gastar de R$ 51 a R$ 100 e 18,25% pretende gastar de R$201 a R$400 com os presentes. Entre os entrevistados, 36,05% planejam comemorar na casa da mãe, 30,66% em sua própria casa e 11,68% vão almoçar fora.

Para 46,72% o presente será comprado na primeira semana do mês de maio. Já 27,74% dos consumidores ainda não decidiram quando vão às compras e 10,95% irão aproveitar os últimos dias do mês de abril para garantir o presente.

As lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos consumidores, 23,81% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar a maioria dos presentes fisicamente, em lojas de rua. 19,58% em shoppings centers e 17,99% em lojas online.

“Dá para perceber que o consumidor está animado para fazer suas compras presencialmente, já que estão sentindo confortáveis em voltar a frequentar o comércio e shoppings. Por isso o varejista deve estar preparado para receber os consumidores e garantir as vendas”, destaca Artur Bolinha, presidente da CDL Campina Grande.

Para os entrevistados, os fatores que mais pesam na escolha do local de compra são a atratividade do preço (25,67%), a qualidade dos produtos (19,7%) e as promoções (16,72%).

81% pretendem fazer pesquisa de preço antes de comprar; Pagamento à vista será o mais utilizado

O consumidor está atento aos preços e a grande maioria (70,8%) pretende fazer pesquisa antes de comprar os presentes. Os principais locais escolhidos para quem vai pesquisar preço são os sites/aplicativos (41,61%), lojas de rua (27,01%) e nas redes sociais (16,06%).  As principais formas de pagamento são o cartão de crédito parcelado (29,53%), dinheiro (22,28%) e PIX (18,65%).

“O PIX já faz parte do dia a dia do brasileiro, que está cada vez mais ambientado com a ferramenta. Por isso, as lojas devem estar preparadas para receber essa forma de pagamento, que além de rápida, está isenta das taxas cobradas pelos cartões de crédito e débito. É uma forma de pagamento boa para o consumidor e também para o estabelecimento comercial”, destaca Costa.

Metodologia

A pesquisa foi realizada de 18 a 25 de abril de 2022 em formato online. Os entrevistados receberam formulário enviado através de e-mail e demais canais de comunicação. Foram ouvidos 156 consumidores.

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