Encontro no âmbito do PP 4.0, convênio firmado entre CNDL e Sebrae, reúne presidentes de entidades do estado na manhã desta segunda-feira (16)
O Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), convênio firmado entre CNDL e Sebrae, apresentou hoje (16), no Rio de Janeiro, um evento de qualificação de lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais.
O presidente e o vice da FCDL-RJ, Marcelo Mérida e Fabiano Gonçalves, além de representantes de CDLs do estado participaram do encontro. “Qualificar as nossas lideranças para os desafios de 2019 será muito importante e um evento como o PP 4.0 traz conteúdo de qualidade para que os nossos líderes continuem atuando com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios regional e nacionalmente”, disse Mérida.
A iniciativa, conduzida pelos especialistas em RIG Eduardo Fayet e Murilo Mori, debate com os líderes do Sistema CNDL a importância da interlocução com o Poder Público para defender as pautas de interesse do varejo e as formas como este diálogo pode acontecer. “As ações de RIG no meio empresarial são fundamentais para colocar as demandas de forma adequada e receber respostas adequadas. As empresas devem conhecer bem o cenário, o governo pode ajudar na regulação do ambiente competitivo”, comenta Fayet.
Entre os assuntos abordados, os especialistas falaram sobre os aspectos de compliance e ética na condução da defesa de temas prioritários para o setor e o funcionamento do processo legislativo. “Mesmo antes de algum projeto estar tramitando, o profissional de RIG pode levar proposições ao Poder Executivo ou a um parlamentar com quem tenha bom relacionamento. Isso é totalmente legítimo”, explica Mori.
A analista de Políticas Públicas do Sebrae-RJ Juliana Lohmann também esteve presente no evento. “Este convênio tem desdobramentos interessantes em relação à qualificação dos gestores e na operacionalização de uma rede que possa cooperar com os grandes desafios do setor. Hoje foi tratada aqui a importância de monitorar as legislações que entram nas pautas das Assembleias Legislativas ou nas Câmaras Municipais para que os representantes do varejo estejam atentos aos projetos e normas que possam beneficiar ou prejudicar o desenvolvimento do setor”, acredita.
PP 4.0 – Com investimento total de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos, o projeto prevê três tipos de eventos que irão percorrer todas as regiões do país. Além dos encontros com objetivo de qualificar lideranças para ações de RIG com foco no estímulo às articulações locais, há encontros para fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas. Ao longo do período do convênio, serão realizados 36 eventos, 12 de cada tipo.
Os fóruns são conduzidos por especialistas em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo. Também serão promovidos 12 estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor. Além disso, será desenvolvida uma plataforma digital de articulação política – um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados.